2017/01/08

Teslas têm modo especial para "arrumadores"


Por cá não é comum entregarmos o nosso carro a um "arrumador" para o estacionar, mas nos EUA isso é bastante frequente, sendo que a Tesla não se esqueceu de implementar um modo especial com algumas limitações para minimizar abusos.

O dono de um Tesla que receie que o arrumador se vá divertir ao volante do seu Tesla pode activar o modo "valet", que restringe a potência do automóvel e as operações que se podem fazer. Com este modo activado, o arrumador não consegue abrir o porta-luvas nem a mala da frente, e a velocidade máxima é limitada a cerca de 113km/h (com as acelerações a fazerem-se também sentir com a potência reduzida para os 80kW).

Ainda assim, o carro continua a mexer-se bastante bem, havendo quem desejasse que as limitações fossem ainda maiores (por exemplo, a uma velocidade máxima de 40 ou 50km/h, que seria mais que suficiente para efeitos de estacionamento).

Imagino que a Tesla quisesse permitir que este modo pudesse ser usado para mais situações, incluindo a possibilidade de se emprestar o carro a alguém, permitindo a possibilidade de fazer um percurso em auto-estrada ou vias rápidas sem empatar o trânsito. Ou então, simplesmente precaver-se contra a possibilidade do dono legítimo se esquecer do código PIN de desbloqueio deste modo, e permitir que o mesmo possa chegar a casa mesmo que vá com o modo "arrumador" activado.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)