2017/01/11

Vive Tracker permite levar outros objectos para dentro dos mundos virtuais


A HTC tem apostado em força no VR, e o seu Vive até se preocupou em incluir os controladores que nos deixam ter "mãos" nos mundos virtuais (coisa que a Oculus demorou muitos meses a fazer... e cobrando mais 200 dólares por isso). Agora, faz o mesmo para todo e qualquer tipo de objectos com o Vive Tracker.

O Vive Tracker é um pequeno módulo que poderá ser utilizado pelos fabricantes em todo o tipo de acessórios, e o resultado prático é o de permitir transportar objectos físicos para dentro dos mundos VR. Com este módulo, em vez de nos limitarmos a ter os controladores do Vive, poderemos dar uso a muitos outros dispositivos, que contarão com o mesmo tipo de tracking no ambiente virtual.




É que, na verdade, o desejo de se ter "mãos" dentro do mundo VR é apenas o primeiro passo. Depois se de ter isso vai-se começar a perguntar porque motivo não poderemos usar o objecto X ou Y, dependendo do tipo de coisa que se esteja a fazer virtualmente.

Alguns dos parceiros da HTC já avançam com coisas como um taco de basebol, que poderá ser fielmente reproduzido em VR (nota: ter muito cuidado ao se aventurarem a utilizar um taco de basebol dentro de casa, no mundo VR podem pensar que estão num estádio... mas depressa descobrirem que mandar uma tacada no televisor, ou algum membro da família mais distraído, poderá ter consequências bem desagradáveis!) ou uma câmara fotográfica futurista, que permitirá tornarem-se em verdadeiros fotógrafos virtuais.

A parte interessante é a de permitir que se tenha um objecto físico que nos dá as sensações tácteis de um objecto que vemos no mundo virtual... e penso que chegaremos ao ponto deste tipo de "interligação" entre o real e o virtual se tornar comum para todo o tipo de objectos. (Por exemplo, seria prático que o nosso teclado real por vezes pudesse surgir dentro do mundo VR... para nos permitir escrever sem que se tivesse que espreitar para o mundo real para ver onde está o teclado.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)