2017/02/01

Apple remove página de verificação do Activation Lock


O Activation Lock da Apple veio desincentivar o roubo de iPhones e iPads, mas agora parece que a própria página da Apple que permitiria verificar o estado dos dispositivos estaria a ser usada pelos próprios ladrões para ajudar a contornar o sistema, forçando a Apple a suspendê-la.

O Activation Lock, estreado em 2013, faz com que um dispositivo não possa ser utilizado sem as credenciais do utilizador legítimo, mesmo após ter sido feito um reset completo ao mesmo. No ano seguinte a Apple disponibilizou uma página que permitia verificar o estado do Activation Lock, e que se tornava numa ferramenta indispensável para verificar a legitimidade de iPhones comprados em segunda mão. Na semana passada essa página desapareceu, sem qualquer explicação por parte da Apple, e aparentemente isso está relacionado com uma nova técnica que tem sido utilizada para ultrapassar o Activation Lock.

Segundo alguns relatos, a página de verificação do Activation Lock poderia ser utilizada para ajudar hackers a contornar o próprio bloqueio. No mínimo, ajudaria a descobrir números de série/IMEI não bloqueados, que poderiam ser clonados para equipamentos roubados, como certas empresas anunciam publicamente que conseguem fazer:



Nos últimos meses têm também aumentado os casos de utilizadores que descobrem que os seus dispositivos ficaram associados a outras contas Apple, o que pode indicar que este tipo de técnica esteja a ganhar popularidade e a ser utilizada em grande escala - ao ponto de obrigar a Apple a remover a página de verificação do Activation Lock.

Vamos lá ver que forma é que a Apple irá encontrar para combater esta nova vertente de ataque, e frustrar a vida aos amigos do alheio por mais alguns anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)