2017/02/24
Teclado Gboard para iOS ganha reconhecimento de voz
O teclado da Google para iOS foi actualizado, e ganha algumas funcionalidades que simplificarão a vida para quem preferir falar a escrever.
Os utilizadores de iPhones tiveram que esperar (muitos) anos até poderem ter acesso a teclados alternativos, mas desde que isso aconteceu não tem havido falta de escolha. Para além de teclados como o SwiftKey, até a própria Google lançou o seu teclado Gboard para iOS... e agora fica ainda melhor.
O Gboard ganha suporte para mais 15 línguas, novos emoji do iOS 10, acesso directo aos Google Doodle, mas... mais importante: reconhecimento de voz.
A transcrição de voz é uma das funcionalidades que está disponível no teclado oficial do iOS mas se tem mantido ausente da maioria dos teclados alternativos. A explicação é simples, pois a Apple não permite que um teclado alternativo tenha acesso directo ao microfone, motivo que levou a Google a criar um método alternativo para o fazer. Quando se activa o modo de voz no Gboard, pressionando continuamente na tecla de espaço, saltamos para a app do Gboard, onde é feito o reconhecimento de voz, e depois o resultado é introduzido no sítio onde se estava.
Não é um processo tão imediato como o do teclado oficial, mas é a única forma (por agora) que um teclado poderá aceder ao microfone e fazer o reconhecimento de voz, que muitas vezes se torna na forma mais prática de escrever quando se está com as mãos ocupadas ou não se pode estar a olhar para o teclado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMuito bacano. Eu que não tenho uma "boa voz para escrever à máquina" sai impecável. Há alguma demora para a voz ficar ativa mas não é dramático. O teclado swift (deslizar o dedo pelas letras) também está bem. Até agora nenhum teclado alternativo pegou. Pode ser que seja este.
ResponderEliminar