2017/03/13

Cartões SD UHS-III terão velocidades de até 624MB/s


Os cartões de memória não têm aumentado apenas a sua capacidade ao longo do tempo, e a demonstrá-lo estão os novos cartões UHS-III que permitem cartões com velocidades de até 624MB/s.

A SD Association já formalizou os novos cartões UHS-III com velocidades que duplicam as dos anteriores UHS-II, significando que poderemos ter cartões capazes de transferir 1GB de dados em menos de dois segundos. São velocidades impressionantes mas que se vão tornando essenciais para permitir todo um novo segmento de equipamentos e utilizações, como a câmaras 4K com framerate elevado, vídeo a 360º e até vídeo 8K, que aos poucos já se vai começando a aproximar do mercado.

No entanto, como é habitual nestas coisas, este anúncio não significa que os consumidores terão acesso imediato a estas velocidades. É habitual que entre este anúncio e a chegada desta tecnologia ao mercado (entre cartões e equipamentos que consigam tirar o máximo proveito deles) passe pelo menos um ano... pelo que, é coisa que deveremos esperar apenas para meados de 2018 - e basta relembrar que actualmente existem muitos equipamentos que ainda nem sequer suportam as velocidades UHS-II.

Para além das velocidades a SDA também anunciou a nova classificação A2 na Application Performance Class. Os cartões A1 garantem um mínimo de 500 IOPS em escrita e 1500 IOPS em leitura, e um mínimo de 10MB/s. Com o A2, esses valores passam para 2000 IOPS e 4000 IOPS, mantendo a velocidade mínima de 10MB/s.

... A este ritmo, os cartões de memória ainda se tornarão verdadeiros mini-SSDs de tamanho ultra-compacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)