2017/03/27

Como controlar a instalação automática de actualizações no Windows 10


A questão das actualizações no Windows 10 terem tendência para ocorrem sempre no pior momento pode ser minimizada no Windows 10 Pro, onde temos a possibilidade de definir que queremos ser notificados tanto para as transferências como para a sua instalação.

Embora no caso dos utilizadores com Windows 10 Home as opções para controlar as actualizações sejam praticamente inexistentes, nos Windows 10 Pro é possível escolher como se quer que o processo decorra via Group Policy.

Para isso teremos que executar o gpedit.msc e de seguida navegar até:
Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Windows Update (ou Computer Configuration -> Administrative Templates -> Windows Components -> Windows Update) e escolhes a definição "Configurar Atualizações Automáticas" (ou Configure Automatic Updates):


Neste ecrã, temos a possibilidade de seleccionar a forma como desejamos lidar com as actualizações:

  1. (não existe)
  2. Notificar para transferir e notificar para instalar
  3. Transferir automaticamente e notificar para instalar
  4. Transferir automaticamente e agendar a instalação
  5. Permitir ao administrador local escolher a definição


Depois de escolherem a opção pretendida, poderão fazer reboot para a mesma entrar em efeito, ou em alternativa executarem "gpupdate /force" na linha de comandos.

1 comentário:

  1. Obrigado pela excelente dica. Já tive problemas em viagem em que o Windows se lembrava de fazer actualizações e lá se ia o plafond de dados com os consequentes custos.

    ResponderEliminar