2017/03/27

Notícias do dia

Criança de 4 anos usou a Siri para salvar a mãe; smartphones Android não estão a esconder o MAC address como era suposto; 96% das apps Android auto-executam-se de forma automática sem que os utilizadores saibam; vêm aí 48 novos emoji para este Verão; um salto ao passado para ver como eram criadas as cores "impossíveis" do Commodore C64; a ainda a vida despreocupada de quem deve milhões a Hollywood.

No Apps do Android o fim da celebração do seu aniversário é feito com a oferta de um Huawei P9 Lite; e por cá estamos na recta final do passatempo que te pode valer uns earphones bluetooth Macaw T1000. E agora, as notícias do dia:

Microsoft remove pesquisa do Docs.com para impedir descoberta de dados privados



A Microsoft foi obrigada a remover a funcionalidade de pesquisa na sua plataforma de partilha de documentos Docs.com, depois de alguns utilizadores terem descoberto que a mesma estava a dar acesso a documentos que manifestamente deveriam ser privados.

O problema não estaria na função de pesquisa em si mas no facto de muitos utilizadores terem publicado documentos partilhados publicamente que deveriam ter colocado como privados, sendo que a função de pesquisa apenas facilitava encontrar coisas como listas de passwords, documentos pessoais, cartões de crédito, moradas, números de telefone, e muitas outras coisas.

Os documentos enviados para o Docs.com tem como opção pré-definida serem partilhados publicamente, mas mais uma vez se confirma que a opção mais sensata deveria ter sido manter os ficheiros privados a não ser que os utilizadores expressamente os tornassem públicos.


Proibição de tablets e portáteis nos aviões deveu-se ameaça de iPad falso com bombas?



Recentemente, os EUA (seguidos pelo Reino Unido), proibiram a entrada de dispositivos electrónicos maiores que um smartphone nas cabines dos aviões sem terem dado qualquer explicação. Agora, surgem informações que dizem que essa medida se terá devido a um eventual plano terrorista que pretendia utilizar um iPad falso como forma de infiltrar uma bomba no avião.

Terá sido essa ameaça que levou à proibição da entrada de dispositivos electrónicos com dimensão suficiente para poderem esconder explosivos em quantidade suficiente para provocarem danos catastróficos.


Alemanha quer equiparar live streams a operadores de TV



Os jogadores que quiserem transmitir as suas façanhas 24h por dia poderão enfrentar maiores dificuldades na Alemanha, onde se quer equiparar o live streaming a emissões dos operadores de TV. Quer isso dizer que o streamer em causa teria que se registar e preencher toda a documentação necessária, e pagar entre €1000 e €10000 pela licença respectiva - valores que inviabilizariam o serviço para a grande maioria deles.

Por agora este requisito parece aplicar-se apenas aos canais de streaming que emitem 24h por dia... Pelo que se calhar, a solução mais fácil será simplesmente fazer uma pausa de um minuto e emitir apenas durante 23h59. ;P


iOS 10.3 vai permitir às apps terem icons dinâmicos




Poderão ainda não ser os icons verdadeiramente dinâmicos que há muito se pedem, mas no iOS 10.3 parece que a Apple começa a dar os primeiros passos nesse sentido com a possibilidade das apps definirem múltiplos icons que poderão ser seleccionados pelos utilizadores.

... Falta saber se a Apple permite que seja a app a definir o icon automaticamente, e nesse caso poderíamos ter apps de meteorologia cujo icon indicasse a previsão do estado do tempo; etc. etc.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)