2017/03/24

YouTube já tem legendas automáticas para todos os sons


Depois de nos trazerem legendas automáticas para os que as pessoas diziam, o YouTube passa agora a contar com legendagem automática que até reconhece efeitos de som, como os aplausos.

O sistema de reconhecimento de voz e legendagem automática do YouTube pode por vezes gerar frases cómicas que nada têm a ver com o assunto, mas muito têm melhorado ao longo dos anos, e são uma valiosa ferramenta para assistir todos os que não podem ouvir ou têm problemas de audição. Mas... nem só de voz se fazem os programas, e felizmente o resto dos sons não ficou esquecido.

Quem activar as legendas automáticas no YouTube irá descobrir que o sistema já não se limita a dar-nos as legendas do que as pessoas falam, mas é também capaz de descrever muitos outros tipos de sons que se podem ouvir, como aplausos, música, ou risos.

Se reconhecer vozes é complicado, reconhecer estes sons não é menos trabalhoso, e ainda há a complexidade acrescida de muitas vezes poderem ocorrer em simultâneo, como aplausos e gargalhadas, ou aplausos e música. Mas, com a ajuda das redes neuronais e machine learning, já podemos desfrutar de um YouTube que até é capaz de nos descrever em texto os efeitos sonoros dos vídeos.

Activem as legendas e apreciem:


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)