2017/03/25

Sol tem estado sem manchas solares nas últimas semanas


O nosso Sol (não olhem directamente para ele, obviamente) pode parecer um ponto perfeito de luz intensa, mas raras vezes o é... como tem acontecido nas últimas semanas, em que não têm sido visíveis quaisquer manchas solares.

A nossa estrela é bastante mais activa do que a luminosidade que nos chega pode fazer pensar, e são frequentes as "tempestades" na sua superfície e o surgimento de manchas solares - zonas de actividade magnética intensa e que normalmente têm uma temperatura bastante inferior à da restante superfície (mas ainda assim de mais de 3500°C). Mas nas últimas semanas o Sol tem estado completamente limpo de manchas solares.

Os cientistas acreditam que isto comprova o comportamento esperado do ciclo de actividade solar de 11 anos, e que estaremos a aproximar-nos do período de actividade mínima.

Para nós, terrestres, isto não implica qualquer alteração no "sol" que iremos ter ao longo das próximas semanas, meses ou anos... mas será um período de maior descanso para os satélites, que estão mais expostos às tempestade solares e que até podem chegar a afectar comunicações e outros sistemas electrónicos nos casos de maior intensidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)