2017/03/25

Sala luminosa é 10 mil vezes mais potente que o Sol


Um grupo de cientistas acaba de construir na Alemanha uma sala com um sistema luminoso capaz de focar a energia equivalente à que seria gerada por 10 mil estrelas como o nosso Sol.

Claro que ao contrário do que acontece com uma estrela, que irradia energia em todas as direcções, neste caso o sistema recorre a 149 projectores de xénon (que podem ser equiparados aos que se usam em projectores de cinema), que focam a sua luz numa área de apenas 20x20cm.

Esta intensidade luminosa permite atingir temperaturas de até 3000°C na zona alvo; embora para isso seja necessário 350kW de forma contínua... pelo que não será propriamente o tipo de coisa que se queira deixar ligada por esquecimento (dá outro sentido à frase "não te esqueças de apagar as luzes!") Também pouco aconselhável seria alguém ser apanhado dentro da sala quando as luzes são ligadas, pois mesmo apenas com a luz reflectida, bastaria um segundo para que um visitante ficasse bronzeado de forma definitiva.

O sistema será utilizado para explorar diferentes áreas, que vão desde o desenvolvimento de novos combustíveis renováveis, ao melhoramento da eficiência dos painéis solares. E por agora, esta é ainda uma máquina que se pode considerar "pequena", pois os cientistas esperam criar uma versão dez vezes maior assim que este sistema demonstrar as suas capacidades.

... O fornecedor de energia eléctrica certamente agradecerá!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)