2017/03/23

Facebook começa a combater notícias falsas


Quem tentar partilhar notícias falsas no Facebook sujeita-se a ver surgir um aviso a alertar para que a notícia em questão será potencialmente falsa, assim esperando que o utilizador pense duas vezes naquilo que vai fazer.

Vivemos num mundo em que uma notícia falsa se arrisca a ser espalhada mais depressa e por mais pessoas que uma notícia verídica, e isso é um problema que já não se pode ignorar, pois põe em risco a própria percepção do que é verdade ou mentira. O Facebook tem sido uma das plataformas que mais ajuda a espalhar as notícias falsas, mas agora começam a notar-se algumas mudanças.

Quanto alguém tentar partilhar notícias falsas, verá surgir um alerta que informa para o facto de vários sites de verificação independentes poderem por em causa esses conteúdos.

Caso o utilizador prossiga com a partilha da notícia verá surgir uma nova caixa de alerta a perguntar-lhe se é mesmo isso que deseja fazer; e se assim for a sua intenção, poderá mesmo partilhá-la. No entanto, as pessoas que virem essa notícia também verão o alerta que põe em causa a veracidade da notícia.

... Claro que esta guerra está longe de estar terminada, e já começam a surgir vozes a por em causa a capacidade de sites como o Snopes.com em determinar o que é verdadeiro ou falso. Mas aqui já entramos numa área em que a educação (ou falta dela) permitirá a cada pessoa avaliar por si própria os dados que tem disponíveis e chegar às suas próprias conclusões.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]