2017/03/23

Google promete actualizações de segurança mais rápidas para todos os Android


A (falta) de actualizações para grande parte dos dispositivos Android é algo que não pode ser ignorado, e a Google promete que este ano as actualizações de segurança chegarão mais rapidamente a todos os Android.

A Google já deu a conhecer o seu rescaldo sobre as questões de segurança nos Android durante o ano de 2016; referindo a redução significativa de apps potencialmente maliciosas a partir do Google Play:

  • 0.016% das instalações, cavalos de troia (trojan horse) caíram 51.5% face a 2015
  • 0.003% das instalações, hostile downloaders decresceram 54.6% face a 2015
  • 0.003% das instalações, backdoors decresceram 30.5% face a 2015
  • 0.0018% das instalações, aplicações de phishing caíram 73,4% face a 2015

A que se somam melhorias de segurança no mais recente Android 7.0 Nougat, como encriptação melhorada (múltiplos perfis de utilizador num mesmo dispositivo usam chaves diferentes); novas protecções para áudio e vídeo (sandboxes individuais para diferentes componentes); VPN "Always On" para utilizadores empresariais; etc.

Mas também importante - e assustador - é ver a Google a confirma que cerca de metade dos 1.4 mil milhões de dispositivos Android no mercado não receberam qualquer actualização de segurança durante o ano de 2016.

Para este ano a Google quer que as coisas sejam diferentes e promete a disponibilização de actualizações mais compactas e mais fáceis de serem utilizadas pelos diversos fabricantes, com o objectivo de fazer com que estas actualizações (relembro que estamos a falar das actualizações de segurança e não das actualizações do "sistema") possam chegar rapidamente aos seus equipamentos.

Daqui por um ano veremos se estas promessas resultaram em algo concreto... ou se se ficaram apenas pelas intenções.

1 comentário:

  1. Porra por muita culpa que a Google tenha as diferentes marcas não estão livres de culpa...ou será que não é de interesse da Samsung, Huawei, HTC, LG, Sony etc etc continuarem a dar suporte aos seus terminais?

    Enfim

    ResponderEliminar