A (falta) de actualizações para grande parte dos dispositivos Android é algo que não pode ser ignorado, e a Google promete que este ano as actualizações de segurança chegarão mais rapidamente a todos os Android.
A Google já deu a conhecer o seu rescaldo sobre as questões de segurança nos Android durante o ano de 2016; referindo a redução significativa de apps potencialmente maliciosas a partir do Google Play:
- 0.016% das instalações, cavalos de troia (trojan horse) caíram 51.5% face a 2015
- 0.003% das instalações, hostile downloaders decresceram 54.6% face a 2015
- 0.003% das instalações, backdoors decresceram 30.5% face a 2015
- 0.0018% das instalações, aplicações de phishing caíram 73,4% face a 2015
A que se somam melhorias de segurança no mais recente Android 7.0 Nougat, como encriptação melhorada (múltiplos perfis de utilizador num mesmo dispositivo usam chaves diferentes); novas protecções para áudio e vídeo (sandboxes individuais para diferentes componentes); VPN "Always On" para utilizadores empresariais; etc.
Mas também importante - e assustador - é ver a Google a confirma que cerca de metade dos 1.4 mil milhões de dispositivos Android no mercado não receberam qualquer actualização de segurança durante o ano de 2016.
Para este ano a Google quer que as coisas sejam diferentes e promete a disponibilização de actualizações mais compactas e mais fáceis de serem utilizadas pelos diversos fabricantes, com o objectivo de fazer com que estas actualizações (relembro que estamos a falar das actualizações de segurança e não das actualizações do "sistema") possam chegar rapidamente aos seus equipamentos.
Daqui por um ano veremos se estas promessas resultaram em algo concreto... ou se se ficaram apenas pelas intenções.
Porra por muita culpa que a Google tenha as diferentes marcas não estão livres de culpa...ou será que não é de interesse da Samsung, Huawei, HTC, LG, Sony etc etc continuarem a dar suporte aos seus terminais?
ResponderEliminarEnfim