2017/03/27

IKEA traz lâmpadas inteligentes para Portugal?


A IKEA parece estar finalmente prestes a fazer chegar as suas lâmpadas inteligentes a mais países, e pode ser que desta vez Portugal não fique esquecido.

Quem se aventura a instalar iluminação inteligente em sua casa vê-se normalmente confrontado com duas alternativas: ou recorre a um sistema estilo Philips Hue, caro mas que oferece inúmeras possibilidades de integração com outras plataformas; ou recorre a lâmpadas mais baratas mas com integração mais limitada ou inexistente. O que se queria era algo tão versátil como as Hue, mas a um preço mais barato... e é precisamente isso que a IKEA parece oferecer.

A sua linha de iluminação Trådfri utiliza exactamente o mesmo protocolo que as Philips Hue (ZigBee Light Link), mas um kit com o gateway, controlo remoto, e duas lâmpadas custa apenas 78 euros.


As lâmpadas têm preços entre os 15 e 20 euros, e a IKEA também já vai anunciando painéis LED compatíveis com o sistema, assim como portas iluminadas, o que já dá uma ideia dos planos e expectativas que a empresa tem para este seu sistema..

Há muito que esperávamos por um sistema que recorresse a comunicações standard a preço acessível... e parece que a IKEA poderá ser a empresa a dar-nos a resposta adequada. Só falta mesmo confirmar que esta linha Trådfri chegue a Portugal no início de Abril.


Actualização (05 de Abril): Confirma-se, já estão à venda em Portugal. :)


12 comentários:

  1. "apenas 78 euros." Fogo...

    Sei que não é bem o mesmo porque vem da china e tal mas ainda nem gastei esse valor e já tenho mais funções tudo em material Xiaomi.

    Tenho as luzes mais 2 comandos, mais 2 sensores para as portas, mais ficha inteligente, mais temperatura, mais sensor de movimentos e claro o Gateway que tb serve de luz de presença, radio net e Alarme (tanto para acordar como de intrusão).

    Permite (para alem do habitual que se faz com as luzes) ter sistema de alarme, ficha inteligente ( por exemplo no Inverno tinha a minha definida para abaixo de uma certa temperatura ligar o aquecedor pela manhã), tenho tb a luz programa para quando abro a porta durante a noite acender a luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o sistema que compraste e onde? Obrigado ;)

      Eliminar
    2. deve ser o xiaomi smart home

      Eliminar
    3. Tiago Santos consegues ouvir as radios portuguesas ou só chinocas

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu também andei a avaliar as soluções low cost, desde Xiaomi, Livolo, Broadlink, etc, e optei pela Broadlink. Por menos de 150 euros tenho 4 fichas inteligentes com ligação Wi-Fi, 2 sensores de movimento, um sensor de abertura de portas, um sensor de temperatura, luminosidade, ruído, qualidade do ar e humidade. E tudo isto controlável remotamenre via app de telemovel em qualquer parte do mundo, e/ou programável estilo ifttt. A Broadlink também tem interruptores inteligentes (a sua abordagem é no interruptor e não na lâmpada) mas a questão da iluminação não a acho muito útil. Como geralmente tenho que estar no sítio em causa para usufruir da luz e mal saio já não preciso dela, não vejo uma grande utilidade em ter lâmpadas inteligentes. Eventualmente para dosearem automaticamente a luz consistente o dia vai escurecendo, por exemplo, seria giro, mas não vejo assim grande utilidade.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eu andei a trocar lâmpadas incandescentes (e já algumas poupadores de energia) por LEDs. Fiquei com um saco de lâmpadas. De certeza que não fico com um segundo saco para substituir por lâmpadas inteligentes :)
    ... Por outro lado ... como ando sempre a apagar lâmpadas que o pessoal da casa deixa acesas, talvez tivesse lucro :)
    Esta coisa das lâmpadas inteligentes dá para poupar dinheiro, ou é só para, enfim, brincar às luzinhas?

    ResponderEliminar
  6. Pelo menos no Ikea de Alfragide já estão a venda...

    ResponderEliminar
  7. Confirma-se, já está disponível em Portugal. Toda a informação no site da IKEA:
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/categories/departments/lighting/smart_lighting/

    ResponderEliminar