2017/03/03

iPhone 8 manterá ficha lightning mas ganha características USB-C

O bailado dos rumores não pára, e depois de rumores que diziam que o iPhone poderia adoptar uma ficha USB-C em vez de Lightning, eis que chega um mais credível que diz que manterá a ficha Lightning mas ganhando algumas das vantagens do USB-C.

Segundo Ming-Chi Kuo, analista da KGI, o futuro iPhone irá manter-se fiel à ficha Lightning, pois não só a ficha tem algumas vantagens a nível físico (espessura mais reduzida), como também garante o controlo total por parte da Apple quanto aos dispositivos que se quiserem ligar a um iPhone de forma oficial. No entanto, isto não significa que a Apple não esteja a preparar algumas melhorias.

É esperado que nos novos iPhones a Apple passe a adoptar carregamento rápido usando o USB Type-C Power Delivery (mas mantendo a ficha lightning), e possivelmente velocidades de transferência superior, ao nível do USB 3.0. Melhorias que não seriam complicadas, uma vez que a Apple já o faz no iPad Pro quando o mesmo é utilizado com um cabo USB-C / Lightning.

É uma previsão que faz bastante mais sentido que a anterior, para além de que neste momento não haveria grandes vantagens de meter USB-C "completo" num iPhone... algo que talvez no futuro possa vir a fazer sentido, se imaginarmos um iPhone a substituir um computador desktop, e onde o mesmo seja ligado a um (ou dois) monitores 4K, armazenamento externo, etc. etc.

... Mas não para este ano. :)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Há cabos com terminal USB (USB 2) de um lado e terminais encaixados micro-USB e lightning do outro.

    Há algum que, dum lado, encaixe USB e USB-C e do outro encaixe micro-USB e lightning? Isso é que era um cabo multi-portas :)

    ResponderEliminar

[pub]