2017/03/02

Windows 10 vai permitir adiar as actualizações


A Microsoft prepara-se para resolver um dos pontos mais criticados do Windows 10, e com o Creators Update vai dar - finalmente - a opção de se adiar a instalação de uma actualização para um momento mais conveniente.

A ideia da Microsoft de querer garantir que todos os Windows estão devidamente actualizados é boa na teoria, mas infelizmente vai tendo casos desesperantes no mundo real. No Windows 10 isso tornou-se ainda mais frequente, uma vez que os utilizadores nem sequer têm forma oficial de impedirem essas actualizações que, como bem sabemos, têm preferência por chegar no pior momento possível.

Com o próximo Creators Update a Microsoft vai dar mais algum poder aos utilizadores, permitindo que sejam eles a definir qual o momento mais conveniente para reiniciarem o seu computador: se nesse instante, se numa hora definida pelo utilizador, ou ainda se pretendem adiar o processo durante três dias.

Sem dúvida que é uma excelente melhoria face à total ausência de opções que se tem actualmente, mas arriscando-me a ser um pouco mais exigente em temos técnicos, penso que a verdadeira pergunta, mais ambiciosa, seria perguntar porque motivo, num sistema operativo que conta com décadas de evolução, ainda se pode justificar a necessidade de um reboot para aplicar uma instalação. Em Linux, há quase uma década que projectos como o KSplice tornaram (quase) desnecessários os reboots, mesmo no caso de actualizações ao próprio kernel, coisa que também passou a estar disponível de origem no Linux a partir do Kernel 4.0. Penso que seria perfeitamente natural que por esta altura a MS assumisse que muitas pessoas nunca reiniciam os seus computadores, e que qualquer pedido para que o façam deverá ser encarado como um caso excepcional e merecedor de muitos alertas e avisos (em vez de ser feito sorrateiramente, enquanto o utilizador estava a ver um filme, ou a meio de um jogo, por exemplo).

Fica então aqui registado o pedido oficial para a Microsoft: dizer adeus definitivo à necessidade de reiniciar o computador para instalar updates no Windows!

1 comentário:

  1. As minhas últimas tentativas de instalar os updates do Windows 10 não têm corrido nada bem! Quando reinicia e tenta instalar os updates fica eternamente nos 91%. Já deixei mais de 12horas ligado a tentar instalar e até que me farto e forço o shutdown e o windows reverte as actualizações.
    Ja aconteceu a mais alguém cenários semelhantes?

    ResponderEliminar