2017/04/04

Apple vai começar a produzir ecrãs Micro-LED no final do ano?


Já sabemos que a Apple gosta de ter o máximo de controlo sobre toda a sua linha de produção, e parece que isso inclui também a produção dos futuros ecrãs que poderão equipar os Apple Watch e, eventualmente, até os iPhones, usando tecnologia Micro-LED.

A tecnologia Micro-LED, como o nome faz antever, consiste em utilizar LEDs de tamanho microscópico para criar um ecrã. A diferença, face aos OLEDs que por agora se têm tornado populares, é que esta tecnologia poderá ser potencialmente mais barata, mais eficiente, sem os problemas de longevidade, e permitir luminosidades 30 vezes superiores às dos OLEDs actuais. Isto porque os OLEDs se baseiam em LEDs "orgânicos" e estes Micro-LEDs recorrem a LEDs "não-orgânicos" bastante mais robustos.

Claro que o processo de miniaturizar os LEDs para tamanhos microscópicos e mantendo as características pretendidas não é fácil, mas o interesse da Apple nesta tecnologia não é segredo, tendo comprado a LuxVue em 2014, e que também servirá de base de apoio para este rumor de que se prepará para começar uma fase piloto de produção de ecrãs Micro-LED já este ano, embora a sua aplicação em produtos comerciais não deva ocorrer antes de 2020.

O que não é rumor é que são muitas as empresas interessadas nesta tecnologia. A Oculus comprou a InfiniLED o ano passado, e a Sony também está a trabalhar na tecnologia Micro-LED. Quer sejam uns ou outros, será inevitável que estes Micro-LEDs cheguem ao mercado... e nos façam olhar para os OLEDs com outros olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)