2017/04/04

Notícias do dia

Apple refresca o Mac Pro e promete modelo completamente novo para o ano; a Nintendo Switch parece estar a sofrer de "bendgate"; os novos iPhones deverão adoptar ecrãs True Tone; o Tizen parece ser um pesadelo a nível de vulnerabilidades; e as consequências dos automóveis autónomos na sociedade.

E antes de passarmos às notícias do dia não deixes de escolher o livro FCA que mais gostas para oferecermos esta semana.


Android PAX espera trazer a paz às batalhas das patentes



Fartos de verem as empresas a batalharem nos tribunais por causa das patentes? A Google está e por isso lança o PAX, um acordo que permite aos associados partilharem as patentes entre si, para que se possam concentrar em desfrutar delas em vez de desperdiçarem recursos a combater entre si.

Actualmente já aderiram ao PAX empresas como a Google (obviamente), Samsung, LG, Foxconn, HMD Global, HTC, Coolpad, BQ, etc.; que colectivamente detêm mais de 230 mil patentes a nível mundial.


YouTube expande definições de vídeos "polémicos" em resposta aos anunciantes



O YouTube tem estado debaixo de fogo depois de alguns anunciantes terem descoberto que os seus anúncios surgiam em vídeos pouco abonatórios para a imagem que esperariam fazer passar, com alguns deles a terem boicotado a publicidade no YouTube (e estamos a falar daqueles que gastam muitos milhões de dólares em publicidade).

Em resposta o YouTube vai expandir as classificações dos vídeos de modo a permitir um maior controlo dos anunciantes sobre os vídeos onde a sua publicidade surge, e que passará a incluir a opção de excluir canais com conteúdos "perigosos e depreciativos" e que incluirão vídeos que promovam estereótipos negativos, que neguem eventos históricos como o Holocausto, etc.

Como em tudo o resto... não é só porque algo é dito no YouTube (ou TV, ou livros, ou seja onde for) que se torna automaticamente verdade.


Tesla supera Ford em valor de mercado



A Tesla acaba de superar o valor de mercado da Ford no mercado de acções, atingindo os 47.8 mil milhões de dólares e superando os 45.1 mil milhões da Ford. Avaliações que alguns consideram ser uma loucura (tendo em conta que a Tesla vendeu menos de 80 mil carros o ano passado enquanto que a Ford vendeu 6.7 milhões)... mas que outros consideram ser apenas os sinais dos tempos, de que as coisas estão a mudar, e de que há muitas expectativas para que o Model 3 da Tesla seja "revolucionário" no mercado.

O que é certo é que a Ford não tem estado parada, e tem sido uma das empresas que também tem investido fortemente no desenvolvimento de sistemas de condução autónoma... pelo que, vai ser uma batalha interessante de se assistir ao longo dos próximos anos.

E bem a propósito...


Daimler e Bosch dizem que carros autónomos chegam à estrada no início da próxima década



Ninguém quer "perder o comboio" dos automóveis autónomos, e a Daimler não é excepção, contando para isso com a assistência da Bosch e garantindo que os automóveis autónomos chegarão às ruas no início da próxima década.

O objectivo é permitir o tipo de serviço que se tem com a Uber, mas sem a necessidade de condutores; com o utilizador a pedir um carro, que vai buscá-lo onde estiver, e largá-lo no destino, seguindo viagem para transportar outras pessoas. Um dos aspectos que poderia facilitar este tipo de utilização é que se poderia garantir que o serviço funcionaria apenas numa área geográfico definida onde o carro tivesse todo o tipo de informação que precisa, em vez de se aventurar em zonas "desconhecidas".

Cá estaremos (espero eu) em 2020-2021 para ver se a promessa é concretizada, ou se será tipo a promessa dos carros eléctricos, que já ia sendo feita no século passado... e que ainda agora continua por concretizar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)