2017/04/15

Facebook aumenta luta contra contas e notícias falsas


O Facebook já não pode fechar os olhos ao papel que tem na promoção e divulgação de notícias falsas, e por isso avança com novo sistema que promete detectar e remover contas fraudulentas e notícias falsas.

As redes sociais permitem a rápida partilha de informação, mas no mundo real tem-se verificado que isso também pode ser abusado para efeitos de propaganda e disseminação de notícias falsas, com efeitos que podem ter impacto bem notória no percurso da própria sociedade. O Facebook já começou a implementar sistemas para combater a disseminação de notícias falsas há alguns meses, mas agora activou um novo sistema que já detectou e desactivou uma operação em larga escala que gerava milhares de likes fraudulentos em páginas e notícias.

Este rede gerava contas fraudulentas que faziam likes a páginas populares, e que depois tentavam fazer amizades com pessoas dessas páginas, para depois lhes enviarem spam. Só em França o Facebook diz que foram detectadas mais de 30 mil destas contas fraudulentas, e que a sua detecção foi feita através dos padrões de funcionamento das contas e não através da monitorização dos seus conteúdos.

Hoje em dia parece-me que será indispensável que qualquer serviços contemple, logo de origem, o potencial para poder ser abusado por terceiros com propósitos bem diferentes daqueles que seriam desejados. Por exemplo, é ridículo que em redes como Twitter (e também o Facebook), uma conta que envie centenas de mensagens repetidas para diferentes utilizadores não seja imediatamente suspensa e colocada sob processo de validação. Mas aos poucos, as críticas e reclamações lá vão fazendo com que as coisas mudem... esperemos apenas que seja para melhor e não para pior!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)