2017/04/15

Google tem um smartwatch "de luxo" mas destina-se à recolha de dados para a saúde


A Google tem um smartwatch capaz de registar o ECG e muitos outros parâmetros, e que ainda por cima tem autonomia para uma semana - mas não se trata de um smartwatch com Android Wear, mas sim um que foi especificamente concebido para efeitos de monitorização de saúde.

A Verily, a empresa da Google (Alphabet) dedicada às ciências da vida, criou um smartwatch que certamente seria desejado por bastantes pessoas. O Study Watch conta com um ecrã e-paper que está sempre ligado e pode ser visto à luz do Sol - mas tem consumo de energia praticamente inexistente - e que conta com um vasto conjunto de sensores, incluindo ECG, frequência cardíaca, condutividade da pele, movimentos, etc.

Aliás, a recolha de dados é o ponto fulcral deste smartwatch, que conta com grande capacidade de memória para poder recolher dados (encriptados) durante semanas sem que seja necessário sincronizá-lo com um smartphone, e também tem autonomia para uma semana, para uma utilização mais despreocupada. É por isso uma verdadeira ferramenta de recolha de dados com óbvias vantagens para o estudo de doenças; e é por isso que por agora este Study Watch não estará disponível para o público, mas será utilizado em vários estudos médicos para recolher dados de pacientes e voluntários ao longo de vários anos.

... Eventualmente, todos estes tipos de dados poderão ser recolhidos pelos smartwatches disponíveis no mercado, e a partir daí a quantidade de dados disponíveis para analisar o comportamento e evolução de doenças/saúde dos utilizadores permitirá fazer diagnósticos e correlações bastante mais fiáveis do que os actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)