2017/04/26

Facturas electrónicas MEO enviadas para quem não é cliente?


Receber emails por engano é uma inevitabilidade dos tempos em que vivemos, mas mais grave é ver como grandes empresas como a MEO parecem estar indiferentes a essa possibilidade e, pior ainda, nem sequer disponibilizando formas fáceis para rectificar os erros.

Actualização (09/05): os meus receios confirmaram-se, e comecei a receber as facturas MEO de outro cliente.

Mesmo tendo um nome relativamente comum, tenho a sorte de ser extremamente raro receber emails destinados a outras pessoas (talvez duas ou três vezes por ano). Dito isto, eis que recentemente recebi um email bastante estranho, referente a uma suposta activação/actualização das facturas electrónicas que me foi enviado pela MEO.

Uma vez que não sou, nem nunca fui, cliente MEO, comecei logo por assumir que pudesse ser uma tentativa de phishing; mas o remetente era efectivamente um email da MEO, e o link apresentado era também legítimo, pelo que o caso mais provável seria o de algum cliente que erradamente deu o meu endereço de email quando tentava activar a factura electrónica - e até aí tudo bem. O que está longe de estar bem foi a aventura de tentar reportar este erro à MEO...

No fundo deste email da MEO vem a informação de que o endereço remetente serve apenas par ao envio de emails, e que qualquer contacto deverá ser feito através do "Formulário de Contacto". Mas um salto a este suposto formulário atira-nos para uma página que apenas nos tenta guiar através de um processo de respostas frequentes, e todas as formas de contacto se resumem a usar a área de cliente (o que não será opção para mim), ou usar linhas telefónicas (a pagar). Não está disponível, pelo menos de forma facilmente acessível, qualquer formulário efectivo de contacto, nem tão pouco um email.

Em suma, a MEO não dá qualquer hipótese de reportar um erro destes de forma simples e célere; e estamos a falar de um erro com consequências potencialmente gravosas.


Nada me impediria de fazer esta confirmação da activação da factura electrónica, e de começar a receber as facturas deste cliente MEO, ganhando acesso à sua morada, número de cliente, dados de pagamento, etc. Dados que seriam suficientes para ligar para a MEO e fazer alteração de serviços ou, em casos mais extremos, poder "roubar a sua identidade".

É certo que a culpa do erro não é da MEO e isto é algo que pode acontecer a qualquer pessoa e/ou empresa; mas no mínimo seria conveniente que as empresas disponibilizassem uma forma fácil de contacto para agilizar a resolução deste tipo de erros - pois não me parece que seja considerado aceitável que esperem que eu, ou qualquer outra pessoa, vá pagar vários euros e passar dezenas de minutos ao telefone para o fazer.

Actualização (09/05): os meus receios confirmaram-se, e comecei a receber as facturas MEO de outro cliente.

8 comentários:

  1. Estás mal habituado. Se soubesses a quantidade de correspondência que recebo e que não é para mim. Ainda este fim-de-semana recebi toda a documentação de um contrato com a EDF (Electritité de France). E costumo receber regularmente facturas da SKY e de vários outros serviços do Brasil porque há pelo menos 3 pessoas lá que insistem em se registar nos serviços com o meu endereço de gmail.... Já para não falar de recibos de transferências bancárias, horários dos turnos de enfermeiros de um hospital, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um verdadeiro "honeypot"... dão-te informação de forma voluntária e sem necessidade de hacking. :)

      Eliminar
  2. Sofro do mesmo. Alguém em Chaves tem o mesmo nome e recebo a factura dele do MEO. Do Brasil também costumo receber. Configurei um IFTTT que envia uma resposta automática com o aviso do email incorreto ao remetente (os que aceitam). A MEO, entre outras, usa estes no-reply e não há forma simples de os avisar.

    ResponderEliminar
  3. Eu adquiri um número vodafone em Outubro, desde então andava sempre a receber mensagens e chamadas que se destinavam ao anterior proprietário do número. Algumas situações consegui resolver, mas relativamente à MEO, nem a ligar nem a ir à loja me resolveram.

    Estavam sempre a mandar mensagem com o valor em dívida e ligavam para dizer que me iam meter em tribunal. Tentei várias vezes explicar que não era a pessoa em questão. Uma vez, uma das assistentes da MEO me atendeu disse-me que teria de ir à Vodafone reclamar, porque o número era da vodafone e não da MEO lol. Depois, fui a uma loja... disseram-me que não encontravam nenhum cliente com o número em questão, mas passados 5m disseram-me que o problema estava resolvido. No dia seguinte, nova chamada!

    Para não me chatear mais, mandei o cartão para o lixo. Enfim!

    ResponderEliminar
  4. Nem imaginam... Algures no Reino Unido, há um Vítor Madeira que se regista em sites usando o meu endereço de email para o efeito...

    A pior das situações foi quando um site de recrutamento enviou uma mensagem confirmando uma entrevista de emprego mas, claro que não era para mim... Até consegui contactar a empresa que pouco ou nada podia fazer porque não tinha outro contacto do indivíduo, mas nunca consegui saber quem era o Vítor Madeira em causa...

    Passados alguns dias, nova mensagem de email informando que, por falta de comparência na entrevista de emprego, a vaga havia sido entregue a outro candidato...

    Alta impotência....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será o caso do "famoso" ponto do Gmail?
      xpto.xyz@gmail para eles é igual a xptoxyz@gmail....

      Eliminar
  5. Para além das facturas (e avisos de não pagamento) da NOS, costumo receber facturas e documentação de uma empresa. Se no último caso é fácil informar os remetentes do erro, relativamente à NOS é uma luta perdida. A conta de email remetente não permite respostas, outras contas de email não resolvem, e desisti de contactar por telefone, pois para além do tempo e dinheiro gasto, eram conversas surreais...

    ResponderEliminar
  6. Mais um aqui que sofre desse mal. Muitos brasileiros acham que xpto@gmail é diferente de x.p.t.o@gmail ou xp.to@gmail e vem tudo parar à minha caixa, a semana passada foram bilhetes de avião. Não entendo a dificuldade de confirmarem o endereço de e-mail. Já numa determinada rede social, o nick coincide com uma terra lá para os lados da Indonésia e chovem notificações.

    ResponderEliminar