2017/04/26

Webroot antivirus encrava milhões de PCs ao considerar o Windows um vírus


O antivirus Webroot considerou que ficheiros de sistema do Windows eram maliciosos, bloqueando o acesso aos mesmos e simultaneamente impedindo o normal funcionamento do sistema.

Há quem continue a acreditar na validade de antivirus, mas há também que acredite que os mesmos são apenas mais um factor que aumenta a probabilidade de problemas - opinião que certamente passará a ser partilhada pelos clientes do Webroot antivirus que bloqueou milhões de computadores ao considerar erradamente que alguns ficheiros de sistema do Windows eram maliciosos.

Os ficheiros foram postos em quarentena depois do Webroot achar que estavam infectados com malware; e embora a actualização problemática só tenha estado disponível por 13 minutos, o facto da Webroot dizer que tem 30 milhões de clientes espalhados pelo mundo faz imaginar que muitos deles tenham tido a infelicidade de se deparar com computadores encravados sem perceber muito bem porquê (e a multiplicar por dezenas ou centenas no caso dos clientes empresariais).

As queixas já se prolongam por dezenas de páginas e threads nos fóruns da empresa, e até ao momento a Webroot ainda não disponibilizou nenhuma forma simples de resolver o problema que causou aos seus clientes... ou deverei dizer actuais futuros ex-clientes?

2 comentários:

  1. Mas o Windows tem tido comportamentos virais desde que surgiu, devia haver uma vacinação do hardware logo à nascença contra o Windows

    ResponderEliminar
  2. Não estava completamente errado.

    ResponderEliminar