2017/04/03

Memórias DDR5 "chegam" em 2018 com o dobro da velocidade

Estamos num ponto em que até as memórias são "lentas" para manter um CPU ocupado, mas as coisas vão melhorar no próximo ano, com a chegada das memórias DDR5, que prometem o dobro da velocidade das memórias DDR4.

A organização JEDEC que define estes standard de memória diz que está pronta para demonstrar as memórias DDR5 já em Junho deste ano, embora a finalização do standard só tenha lugar em 2018. Como se esperaria num salto de uma geração, o DDR5 promete o dobro da largura de banda das memórias DDR4, e para além disso será também mais eficientes em termos energéticos e permitirá maior densidade das memórias.

Nota: não confundir este DDR5 com os GDDR5 destinados às placas gráficas e que consiste num sistema completamente diferente.

O maior problema é que normalmente temos um desfasamento de vários anos desde que um standard é finalizado até que chegue efectivamente à mão dos consumidores. No caso da RAM DDR4, as especificações foram finalizadas em 2012, mas só em 2015 é que começaram a tornar-se comuns no mercado. Extrapolando para as DDR5... será difícil que se vá ter RAM DDR5 nos nossos computadores ainda esta década.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)