2017/04/24

Nexus 6P alvo de processo por defeitos de fabrico


Ficar com um Nexus 6P que fica eternamente no processo de boot parece ser algo que afecta cada vez mais utilizadores, ao ponto de nos EUA já se ter instaurado um processo que alega tratar-se de um problema de fabrico.

Investir muitas centenas de euros num smartphone topo de gama para descobrir que, menos de dois anos depois, o mesmo se pode tornar um pisa-papéis, não é muito agradável. No entanto é que parece estar a crescer a um número crescente de modelos que incluem muitos topos de gama da LG, e que agora se expande também aos Nexus 6P.

São muitos os possuidores deste topo de gama que se deparam com um ciclo infinito de boot que parece ser causado por falhas de hardware derivadas de defeito de fabrico, e que também podem manifestar-se com outros sintomas, como um desempenho excessivamente lento, ou um consumo de bateria anormalmente elevado. O processo refere também que nem a Google nem a Huawei (que fabricou estes Nexus) reconhecem oficialmente a existência de problemas "congénitos", e que muitas vezes nem sequer aceitam fazer a reparação ao abrigo da garantia.

A LG também enfrenta um processo idêntico referente aos G4, G5, V10, V20, e Nexus 5X; e também temos o famoso caso dos Nexus 7 fabricados pela Asus, e cujas memórias flash passavam a ter velocidades de caracol ao fim de cerca de um ano de utilização. Mesmo sabendo-se que de ano a ano vão saindo modelos melhores, seria conveniente que os utilizadores tivessem confiança de que os seus smartphones continuariam a funcionar durante 3 ou 4 anos sem problemas... ainda mais quando não estamos a falar de smartphones chineses de baixo custo, mas sim de topos-de-gama que custaram muitas centenas de euros.

13 comentários:

  1. Tenho o Nexus 6p há cerca de ano e meio e até agora nunca tive problemas de "bootloop" ou de bateria.
    A verdade é que ainda mantenho o meu Nexus 6p de origem, sem root, sem bootloader e sem instalação de apps que não sejam da store.
    Quando instalo uma nova versão do android faço um reset de fábrica.
    Não sei se estes serão motivos ou não, ou se tenho mesmo sorte. A verdade é que o dispositivo continua a funcionar impecavelmente bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema deles comeca com aquecimentos (que pode ser dado atraves de apps pesadas) e como o metal (solda) sofre com o calor e a sua tendência natural de se mexer

      Eliminar
  2. Pior que fazer algo mal é não assumir o erro, péssima atitude destas "grandes" marcas!

    ResponderEliminar
  3. Tenho um 6p e sempre andei nas versões beta com updates officials OTA mas 1 ano depois de ter saído começou a ter problemas de bateria (ou consumos fantasma ou bateria degradada) e desliga-se inexperadente aos 15% e 20% principalmente se estiver a puxar por ele por ex a filmar em 4k. Não sei se ter andado no carro ao sol a carregar a bateria com GPS e com capa metida terá aumentado a degradação da bateria mas o que é certo é que de um momento para o outro a bateria começou a durar metade que era habitual (pensei que fosse por estar com versão beta mas depois de regressar a estável a coisa não melhorou significativamente) antes tinha 4h de ecrã aceso agora se tiver 2h já é bom

    ResponderEliminar
  4. O problema deve estar mesmo com a obsolescência programada. O meu 5X nunca teve root nem recebeu "apps" de fora da PlayStore, mas a verdade é que na semana passada (um ano após a compra) lá apareceu o tão famoso "bootLoop"...

    ResponderEliminar
  5. O meu entrou em bootloop a 1.1.2017 com 11 meses de vida, a Google apesar de assumir imediatamente e substituir o telefone demorou 30 dias a chegar as minhas mãos. Entretanto perderam um utilizador de Nexus (one, 6 e 6p).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me situação semelhante com o meu Nexus 5X, precisamente no 11º mês após a compra. Depois de muito enrolarem, de ter de andar a mendigar ajuda à Google, lá acederam a proceder à recolha e a enviar-me um 5x refurbished, maquina que ainda possuo. Na altura protestei pois entendo que uma avaria como a ocorrida deveria merecer um smartphone novo, visto ainda estar coberto pela garantia. Contudo não foi esse o entendimento da Google.

      Eliminar
  6. Cá em casa temos um nexus 5X e um nexus 6P, os dois já tiveram as versões beta do android e estando agora na versão estável, comprados à 6 meses e a funcionar impecavelmente, sem problemas de boot.

    ResponderEliminar
  7. O meu Nexus 6 já "descolou" as letras em baixo relevo na traseira... Considerando que era aparelho para mais de 600 euros não deixa de ser "mau aspecto" (mas ao menos vai funcionando, e espero que assim se mantenha por muitos anos).

    ResponderEliminar
  8. Boas, o meu Nexus 6P está nas versões beta desde setembro, tem uma utilização diária intensiva e instalo aplicações de diversas fontes(play store e fora) e funciona como quando o tirei da caixa. Para já sem nada assinalar. A explicação para essas situações tem de ser outra...

    ResponderEliminar
  9. Tenho um 5X que ficou com problema de bootloot, ainda em garantia.

    Comprado na loja online da Google em Portugal, enviei para garantia e estou há 40 dias à espera que me resolvam o problema...
    Queriam enviar-me um outro 5X refurbished, o qual rejeito veemente, e exigi o envio de um 5X NOVO ou o dinheiro de volta.

    O suporte da Google tem sido incrivelmente péssimo, com várias trocas de emails e telefonemas em que apenas me dizem para aguardar que está junto dos "especialistas"...

    Para além disso enviaram um telemóvel de substituição que nunca chegou, porque a transportadora o perdeu... e a Google primeiro que assumisse isso foi uma luta... tem sido uma novela e vão perder um cliente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para vos dar feedback da conclusão do processo, depois de muito insistir, consegui que me devolvessem o dinheiro na totalidade :)

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar