2017/04/14

Nintendo deixa de fabricar a NES Classic

A Nintendo parece ter ficado tão surpreendida com o sucesso da NES Classic, que em vez de aumentar a produção para dar resposta à procura, vai afinal deixar de as produzir.

A NES Classic Mini surgiu numa onda de revivalismo que queria reanimar as memórias da velha NES e, com um preço de 60 euros, foi um sucesso imediato que a fez desaparecer das prateleiras assim que o stock era reposto. A Nintendo não esperava tal recepção, e apressou-se a garantir que iria aumentar a produção... coisa que agora contraria, dizendo que irá acabar com a NES Classic.

Poderá parecer uma loucura deixar de produzir uma consola que continua a ser um sucesso, mas a decisão terá certamente a ver com o facto da NES Classic ser facilmente modificada para correr outros jogos (não que isso tenha impedido que no passado a Nintendo continuasse a produzir consolas que também eram facilmente crackadas, como a DS ou a própria Wii). No mínimo, a NES Classic continuaria a ser uma excelente forma de cativar novas pessoas e as interessar pelo universo dos jogos Nintendo - coisa que, de qualquer forma, a Nintendo não conseguirá evitar deixando de a produzir. É que qualquer pessoa que se quisesse dar ao trabalho de crackar a NES Classic, também se dá ao trabalho de pegar num Raspberry Pi e o transformar num emulador de consolas clássicas.

Parece-me uma péssima jogada por parte da Nintendo... que teve nesta NES Classic uma grande oportunidade para mostrar uma aproximação aos jogadores, e agora demonstra não saber como lidar com isso, preferindo abandonar o projecto em vez de aproveitar o seu sucesso em seu próprio benefício.

Quem quiser apanhar uma NES Classic, será melhor que o faça quanto antes... pois assim ficará garantidamente transformada num item de colecção.

2 comentários:

  1. Switch é a causa! ele ira rodar os jogos de todas as consolas anteriores , se a coisa correr bem a nintendo ira ter muito sucesso

    ResponderEliminar
  2. A Nintendo lançou esta consola 4 ou 5 meses antes da Switch, talvez só para agitar o nome Nintendo antes da Switch. Uma jogada inteligente...

    A Nintendo esta interessada em voltar a vender os jogos retro nas consolas novas como o têm feito até aqui.

    ResponderEliminar