2017/04/10

Os profissionais das hackathons


As hackathons têm ganho popularidade nos últimos anos e são vistos como eventos ocasionais, mas para alguns programadores, são uma verdadeira profissão que lhes permite irem fazendo os seus projectos sem dependerem de um emprego fixo.

As hackathons são eventos onde grupos de programados são convidados a criar um projecto num espaço de tempo reduzido (normalmente um ou dois dias), e onde os vencedores podem ganhar produtos ou dinheiro (ou ambos). Para a maioria, estes eventos são vistos como uma forma de socializar e se divertirem, e onde qualquer prémio que seja conseguido será visto como um bónus, mas para outros são quase uma profissão, e há quem não se safe nada mal a viver à custa dos prémios das hackathons.

Claro que este tipo de empreendimento não é acompanhado de qualquer garantia, mas para estes profissionais das hackathons o processo já foi cuidadosamente estudado, tendo em conta o valor do prémio, a localização e gastos que implicaria, e também se por lá estarão amigos que poderão integrar a equipa e aumentar as probabilidades de sucesso. Este último ponto nem sempre será indispensável, pois temos um caso de um programador sugeriu a ideia de fazerem uma app de enviar prendas, e os seus amigos recusaram a ideia - ele continuou com a sua ideia, e acabou por ganhar 6000 dólares por 4h de trabalho.

Não posso deixar de pensar que é o equivalente moderno dos profissionais dos concursos de televisão, onde nos tempos áureos dos mesmos (tempo do 123 com o Carlos Cruz) também ficamos a conhecer algumas pessoas que continuamente apareciam nestes concursos e muitas vezes também conseguiam prémios chorudos. Por cá, perante a quantidade de hackathons que têm surgido, quase que já começa a justificar pensar-se nisso como forma de vida... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)