2017/04/10

Tab Wrangler poupa memória no Chrome suspendendo páginas inactivas


A Google muito tem melhorado o Chrome de forma a que este consuma menor quantidade de memória, mas para quem preferir ter maior controlo e poupança de memória, pode recorrer a extensões como este Tab wrangler.

Quem tiver dificuldade em fechar tabs no Chrome por usá-lo como uma espécie de bloco de notas, deixando abertas páginas de coisas interessantes que planeia vir a ler mais tarde, saberá que facilmente o Chrome pode ir crescendo até gastar alguns gigabytes de memória. Tradicionalmente, uma das extensões mais populares para lidar com isto era o The Great Suspender, mas o projecto tem estado parado há algum tempo (actualização: e entretanto passou a ter malware), daí a sugestão de que experimentem este Tab Wrangler, que se tem mantido em desenvolvimento, ou o The Marvellous Suspender que surgiu em sua substituição.

Com o Tab Wrangler, podemos definir o período de tempo até que uma tab inactiva seja encerrada automaticamente, mas continuando a ter forma fácil de as ir buscar mais tarde. Para além disso, também é possível definir que certas páginas nunca deverão ser encerradas, para que as páginas que realmente queremos manter abertas de forma contínua assim continuarão. Outra vantagem que o Tab Wrangler tem, é a possibilidade de sincronizar as definições das páginas entre diferentes computadores, o que se tornará indispensável por quem divide a utilização do Chrome por vários computadores.

Claro que há que referir que actualmente o Chrome também conta com um sistema de suspensão de de páginas inactivas para poupar memória, mas em muitos casos poderão achar que o funcionamento deste Tab Wrangler acaba por ser mais produtivo, e ajuda a manter o número de páginas abertas simultaneamente sob controlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)