2015/09/04

Chrome 46 vai suspender tabs inactivas para poupar memória


Lembram-se do tempo em que o Chrome era considerar um browser super-eficiente e poupado em memória (tendo sido isso que me fez abandonar o Firefox, e optar ele)? Os anos passaram, e agora é o Chrome que facilmente pode fazer disparar o consumo de memória, ao ponto de já se estar a tornar numa prioridade resolver o assunto.

Com o novo Chrome 45 o Google já fez algumas alterações para poupar alguma memória face aos Chrome anteriores. Coisas como utilizar os tempos "mortos" para optimizar o uso de memória e libertar blocos desnecessários (sem que tenham impacto ou atrasem o uso normal); ou até a maior inteligência ao reabrir um Chrome com dezenas de tabs abertas, com as tabs a serem abertas pela ordem correspondente às mais recentes, e suspendendo o carregamento das mais antigas caso comece a faltar memória (até que de facto se vá espreitá-las.)

[Deixar o Chrome 45 "descansar" permite reduzir cerca de 25% memória face ao Chrome 43]


Mas as maiores mudanças estão prometidas para o próximo Chrome 46. Uma versão que irá fazer com que deixe de ser necessário recorrer a extensões como o The Great Suspender, para poupar memória com as tabs abertas mas que raramente se visita.

O Google tem feito bastante esforços para tornar o Chrome mais eficiente, incluindo a suspensão de conteúdos que considera não serem importantes, ou adiando a reprodução de vídeos até que se visite a página em questão. Mas isso em nada ajuda os casos em que um utilizador vá acumulando dezenas de tabs abertas.



O simples facto de se ter uma tab aberta representa um uso de cerca de 50MB de memória (não contando com a memória usada pelo conteúdo da página). Ora... 20 tabs significam que será necessário 1GB de RAM logo à partida!

Extensões como o The Great Suspender permitem suspender páginas com que não se interaja há mais que um certo tempo (e são altamente aconselhadas para os utilizadores mais intensivos), mas isso não permite poupar toda a memória que seria possível caso esta função estivesse integrada no próximo Chome. E felizmente, é isso que se está a preparar para o Chrome 46.

O Chrome passará a analisar quais são as tabs a que realmente estamos a dar uso, e no caso de começar a faltar memória, começará a suspender as páginas mais antigas - que provavelmente só estamos a manter abertas como uma forma de "bookmark" para fácil acesso (pelo menos, é algo que eu faço com muita frequência, acumulando 60 ou 70 tabs espalhadas por 2 ou 3 janelas do Chrome; 70 x 50MB... GULP!).

A ordem de prioridades para a suspensão das tabs é:

  • Tabs internas do Chrome, como "nova tab", "bookmarks", "settings", etc.
  • Tabs mais antigas
  • Tabs mais recentes
  • Apps a correr em janela
  • Tabs que tenham sido Pinned
  • A tab actual


As vantagens face a uma extensão é que sendo feito pelo Chrome, para além de garantir que se poupa toda a memória possível, consegue-se manter o estado actual da página, incluindo informação preenchida num formulário, e até a posição do cursor; bastando ao utilizador clicar na tab em questão para que a informação seja recarregada para ficar o mais próximo possível do estado anterior.

Para pessoas que, como eu, tiverem os seus Chromes frequentemente atulhados com dezenas de tabs... vai ser definitivamente uma grande melhoria. Por agora, esta funcionalidade experimental está disponível no Chrome Canary, activando-se a flag do "tab discard" manualmente.

4 comentários:

  1. Caro Carlos,
    não se fica perdido com 60 tabs abertas??
    Eu com mais de 6/7 já me dá o ocd de ter tanta coisa aberta e não estar organizada, fará com 60!! =0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por estranho que possa parecer, dou-me bem com elas. :)

      Eliminar
    2. Depende só número de monitores e tamanhos xD, eu no trabalho facilmente tenho mais de 20 abertas

      Eliminar
    3. Depende só número de monitores e tamanhos xD, eu no trabalho facilmente tenho mais de 20 abertas

      Eliminar