O novo Galaxy S8 vem com um sistema de reconhecimento facial renovado que facilita a vida dos utilizadores, mas há quem já esteja a descobrir que a facilidade pode ser demasiada, bastando mostrar uma foto do utilizador para desbloquear o smartphone.
Não se poderá dizer que este comportamento seja inesperado, pois já no passado muitos sistemas de reconhecimento facial foram enganados com fotos, e importa referir que a própria Samsung alerta para que o modo de desbloqueio via reconhecimento facial, embora prático, oferecer uma segurança inferior à da utilização da impressão digital ou o reconhecimento da íris.
Por isso, a questão que se coloca é se o utilizador dará prioridade à facilidade de acesso sempre que esteja à frente do seu Galaxy S8, ou se preferirá apostar na segurança e recorrer aos métodos de autenticação adicionais; sendo que no caso de usar o sensor de impressões digitais terá que pegar no smartphone e colocar o dedo no sensor que agora fica na parte traseira, e se usar o reconhecimento de íris terá que posicionar o smartphone e cabeça de modo a que os olhos fiquem na posição pedida para serem analisados.
Nota: a própria Samsung refere que o modo de desbloqueio por reconhecimento facial é menos seguro, e que o mesmo só pode ser usado para o desbloqueio e não para o Samsung Pay nem acesso à Secure Folder (Pasta Segura).
... Certamente no Galaxy S9 já teremos sensor de impressões digitais integrado no ecrã, e a parte de pegar nele para colocar o dedo no sítio certo passará a ser uma coisa do passado. ;P
É só rir :)
ResponderEliminarCom a Apple/iPhone acontecem bugs, mas não é nada de parecido.
Tem aqui um método de bloqueio/ desbloqueio mas não use porque não é seguro ;-)
Tenho uma duvida em relação a isto, é que em muitos comentarios no reddit ou ate no youtube, dizem que com o reconhecimento da íris isto nao acontece.
ResponderEliminarFico sem perceber como é que isto funciona...o reconhecimento facil nao está associado ao da iris?
Não, são coisas diferentes.
EliminarEstavam à espera do quê?
ResponderEliminarSamsung é uma marca de fantochada.
Já no S5, que meteram um sensor 2D de impressões digitais para aparecer na folha de especificações e não ficar atrás do 5s, e era o que era, entrava com impressões digitais que não eram registadas e foi descoberto como extrair as impressões digitais da máquina.