2017/04/01
Piões com centro de gravidade no topo
A força centrífuga e o efeito giroscópico conseguem fazer coisas impressionantes, e é isso que vos trago hoje, com uns "piões" que parecem desafiar as leis da física.
Os piões tradicionais já nos têm maravilhado ao longo das décadas e são capazes de nos entreter durante bastante tempo. Mas... até onde será possível levar a ideia de por objectos a rodar e que se equilibram sobre um ponto de contacto reduzido?
Foi isso que o YouTuber Latheman tentou descobrir, ao criar objectos com centro de gravidade em posições cada vez mais elevadas, e surpreendentemente descobrir que até os objectos mais improváveis eram capazes de girar durante bastante tempo de forma estável. Claro que para os por em funcionamento foi necessário recorrer a uma ferramenta que os permite acelerar até mais de 12 mil rotações por minuto, mas uma vez que continua a recorrer unicamente à força manual, parece-me perfeitamente adequado.
Mais para o final começam a surgir objectos ainda mais "malucos"... e que não serão recomendáveis que coloquem a girar, pois o seu potencial para partirem coisas por perto (ou até a cabeça ou dedos do experimentador) vai sendo cada vez mais elevado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isso não são peões nada especiais…
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=ur9PKJGaCoo