2017/05/25

A-EON Amiga X5000 - um Amiga para o séc. XXI


O Commodore Amiga era uma máquina à frente do seu tempo, e mesmo décadas depois da sua época áurea, continua a dar que falar: como é o caso do novo Amiga X5000 da A-EON.

O Amiga era uma máquina impressionante, contando com hardware dedicado e múltiplos co-processadores para diferentes funções; e um sistema operativo que já lidava com o multitasking e a utilização de formatos standard para partilha de informação entre diferentes programas numa altura em que nos PCs ainda reinava o MS-DOS.

Actualmente os PCs já muito evoluíram e fizeram desaparecer muitas dessas diferenças (mas não todas), e o Amiga X5000 é uma tentativa de recuperar algumas dessas vantagens ao mesmo tempo que nos traz um Amiga com hardware actualizado. O X5000 vem com o AmigaOS 4.1 Final Edition e um CPU Freescale dual-core a 2.5GHz; suporta até 64GB de RAM, tem 6 portas USB, dual Ethernet, e uma ATI Radeon R9 270X. Na melhor tradição dos co-processadores do Amiga, esta máquina conta com um chip "Xena", que é um CPU independente com 16-cores a 500Mhz e que poderá ser programado para múltiplas funções.

O X5000 pode emular tanto os programas concebidos para o Amiga original, como também os jogos (e pode até simular o barulho dos drives de disquetes, para uma experiência mais "realista") - sendo que em ambos os casos tudo corre sem grandes incidentes. O maior problema é que este X5000 tem preços a começar nos $1598, deixando-o fora do alcance de muitos fãs do Amiga que até gostaria de ver a plataforma renascer...

... O que não custará nada é imaginar em como as coisas poderiam ter sido, se a Commodore tivesse sabido gerir melhor o Amiga, e este tivesse vindo a tornar-se na plataforma principal dos "computadores pessoais".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)