2017/05/13

As fábricas chinesas de "cliques" nas apps


Querem promover uma app de forma a que tenha milhares de downloads e avaliações positivas? É mais fácil do que pensam, se estiverem dispostos a recorrer às "fábricas de cliques" chinesas.

O mercado digital tem dado origem a muitos serviços secundários, que vão de coisas como a venda de seguidores no Twitter, YouTube ou Facebook, ou neste caso, os downloads e avaliações de apps. Existem na China salas com milhares de smartphones cuidadosamente alinhados em prateleiras e com software que permite o seu controlo remoto, e que são usados exclusivamente para fazer o download e avaliação das apps que estiverem dispostas a pagar pelo serviço.



Este vídeo mostra uma dessas click-farms, sendo que os smartphones que vemos são apenas uma pequena amostra dos que esta pequena empresa tinha disponíveis (mais de 10 mil). É devido a isto que actualmente já nem sequer será seguro confiar numa app só porque já tem uma quantidade apreciável de downloads e avaliações positivas, sendo sempre recomendável que continuem a confiar nos vossos instintos caso algo vos pareça suspeito (como avaliações comentários quase repetidos).


Quanto aos outros sectores, como a compra de seguidores no YouTube, a coisa é ainda fácil de detectar... Basta ver alguns dos famosos YouTubers portugueses, em que temos uns que exibem milhões de seguidores mas depois os seus vídeos só atingem 20 ou 30 mil visualizações; enquanto outros com menos seguidores têm vídeos que consistentemente têm mais de 500 mil visualizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)