2017/05/30

Europa prestes a ganhar 5 mil hotspots WiFi públicos


A iniciativa WiFi4EU quer criar 5000 novos hotspots WiFi espalhados pela Europa para disponibilizar internet gratuita aos cidadãos europeus, e o primeiro passo foi dado.

Foi fechado, ontem, um acordo político entre o Parlamento e o Conselho Europeu que vai viabilizar a instalação de pontos de acesso gratuitos à internet, promovidos por organismos do sector público nos centros de vida pública local (bibliotecas públicas, administrações públicas, hospitais, etc.)

Serão elegíveis projectos que não dupliquem ofertas similares gratuitas na mesma área e permitam o acesso aos serviços, pelo menos nas línguas relevantes do Estado-Membro em causa e, se possível, noutras línguas da UE.

O projecto de Acordo deve agora ser aprovado pelo Parlamento em sessão Plenária e pelo Conselho antes da entrada em vigor da legislação. As primeiras candidaturas devem ser lançadas ainda antes do final do corrente o ano ou no início do próximo ano. Para concretizar esta iniciativa as três instituições comprometeram-se a reunir um financiamento global de 120 milhões de euros.

A iniciativa WiFi4EU, promovida por Carlos Zorrinho, também contempla a criação de um sistema de autenticação único para acesso ao serviço, que seja válido em toda a UE.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)