2017/05/30

Andy Rubin revela o Essential Phone e Home


O "pai" do Android tinha prometido grandes novidades para este final de Maio, e aí estão elas: o Essential Phone, um dos mais apelativos smartphones alguma vez criados, e que a par do Essential Home quer ser o ponto de partida para toda uma nova plataforma.

A Essential de Andy Rubin lança-se no mercado com um smartphone que, tal como tinha sido prometido, vai atrair as atenções. Construído em titânio e cerâmica, este smartphone conta com um ecrã de 5.71" (2560 x 1312) que ocupa a quase totalidade da sua área frontal, e que até recorre a um pormenor curioso: a câmara frontal continua a estar no topo "recortando" um pequeno pedaço do ecrã (em modelos como o Xiaomi Mi Mix, o esticar do ecrã até ao cimo obrigou a que a câmara frontal ficasse na parte de baixo).

No interior temos um Snapdragon 835, 4GB+128GB, câmara frontal de 8MP (com video 4K), câmara traseira dupla de 13MP, com um dos sensores a ser monocromático (ao estilo do Huawei P9/P10) para melhorar a captura de imagens em baixa luminosidade, e sensor de impressões digitais na traseira.


Outro detalhe curioso é que este Essential Phone também aposta na componente modular. Na traseira temos dois contactos e um sistema de fixação magnética que permite acrescentar-lhe acessórios extra. De momento teremos uma câmara 360, mas poderá ser um conceito mais interessante que o das capas modulares dos Motorola.


E como os sistemas actuais já não podem andar só nos bolsos, para fazer frente ao Echo da Amazon a Essentials também tem um Home; que também se destaca por contar com um invulgar ecrã circular de grandes dimensões e que também pretende ser o ponto central de controlo de todos os dispositivos inteligentes em nossas casas. Aqui a Essential aposta numa vertente que poderá revelar-se um trunfo: a de que tudo será tratado localmente, dispensando ao máximo a necessidade (e dependência) de uma ligação à Internet - algo que será apreciado por quem quiser apagar as luzes com comandos de voz, e descobrir que não o poderá fazer por não ter ligação à internet (nos sistemas actuais).


[Essential Phone vs outros smartphones após algumas quedas]

Ainda há muitas perguntas por responder e muitos detalhes que falta esclarecer, mas não há dúvida que esta primeira revelação parece indicar que a Essential tem produtos capazes de atrair bastantes interessados. Mesmo tendo um preço de $699, acho que é reconfortante saber que se trata de um smartphone que poderá cair ao chão sem sequer ficar esmurrado ou se arriscar a partir o ecrã de forma tão fácil quanto modelos como o Galaxy S8, por exemplo.

1 comentário: