2017/05/19

Facebook testa notificações partilhadas entre Instagram, FB e Messenger


Não é segredo que o Facebook faz tudo por tudo para manter os utilizadores o máximo de tempo possível nos seus serviços, e agora começa a tirar proveito das suas aquisições para maximizar esse efeito com notificações cruzadas do Instagram no Facebook e Messenger, e vice-versa.

A maior parte das apps e serviços acha que tudo serve de justificação para enviar notificações aos utilizadores, parecendo esquecer que tal overdose de notificações normalmente resulta em que as mesmas sejam ignoradas ou sumariamente desactivadas (e agora a praga também já chegou à web, com muitos sites a insistentemente pedirem permissão para nos enviarem notificações!) Agora o Facebook vai mais longe, testando um sistema de indicação de notificações partilhadas, entre FB, Messenger e Instagram.

Ou seja, quando um utilizador estiver no Facebook, irá ver um indicador de que não só existem mensagens por ler no Messenger, como também que existem coisas a ver no Instagram; e no Instagram e Messenger verá o mesmo, referente aos outros serviços. Sendo que bastará clicar neles para rapidamente saltar para a app respectiva.

Ora... sendo eu uma pessoa que já se resignou a viver pacificamente com o indicador de que tenho mais de 1500 emails por ler no Gmail, e que também já desactivou (ou ignora) grande parte das notificações, não serei propriamente a pessoa ideal para avaliar o potencial impacto positivo desta medida. Certamente haverá quem ache útil ser informado de que há coisas para ver no Instagram enquanto está no Facebook... mas, dou por mim a imaginar isto levado ao limite, e em que nos arriscamos a ter apps que acabem por ser quase um índice de notificações para as restantes apps que chamam pela nossa atenção.

Para além disso, quem estivesse realmente interessado em receber notificações do Instagram/FB/Messenger, já as terá activado no seu smartphone, dispensando a necessidade de que cada uma dessas apps o faça em duplicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)