2017/05/17

Google Assistant chega ao iPhone


O início do Google I/O 2017 arrancou com forte presença do Google Assistant, que agora passa a estar disponível, com todas as funcionalidades, no iOS.

Depois de um início exclusivo nos seus Pixel e Google Home, a Google tem felizmente vindo a ampliar a gama de produtos com acesso ao Google Assistant. Agora, para além de poder ser facilmente adicionado a qualquer dispositivo que o queira disponibilizar via o Google Assistant SDK, a Google também faz chegar o seu Assistant ao iOS numa app independente (por agora apenas nos EUA.) Um ponto importante, é que o Assistant vai passar a estar mais unificado, acabando com as coisas que eram possíveis de fazer num Google Home mas não no smartphone - permitindo o acesso a todos os serviços de terceiros mesmo a partir do Assistant nos smartphones.

Outro ponto, que sentimos bem na pele, é a incapacidade do Assistant perceber português. Também aqui a Google tem boas notícias, pois o número de línguas suportadas vai ser expandida, e também vai incluir português... do Brasil, pois claro (e considerando o mercado ultra reduzido do português de Portugal, não me parece que esteja na lista de prioridades).

O Google Assistant também ganha o input via teclado, coisa que se tinha no "mini-Assistant" integrado no Allo mas que faltava no Google Assistant "a sério" que só permitia comandos via voz. E, para além de ir apostando num diálogo melhorado com os utilizadores, também vai passa a ter o Google Lens integrado, para poder reconhecer o que se está a ver e fazer traduções automaticamente - e mantendo o contexto, que nos permite depois dar seguimento via comandos de voz.

... Só é pena termos que continuar a falar com ele em inglês... ou, em breve, com sotaque e expressões brasileiras. ;P

4 comentários:

  1. Respostas
    1. O mais perto será o Reino Unido... mas vão chegar à Alemanha e outros países europeus em breve.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

[pub]