2017/05/03

Google com nova página simplificada de sign-in


Depois de passar os últimos meses a avisar que viriam mudanças na páginas de sign-in, a Google parece finalmente ter activado a nova página para os utilizadores, com aspecto mais simplificado e rápido.

Na prática nada muda em termos funcionais face ao processo antigo. Continuamos a ter uma primeira página que nos pede o email (ou número de telefone); seguida de outra que nos pede a password; e ainda outra no caso de terem activado a autenticação 2-factor, que é altamente recomendável.


As alterações são por isso essencialmente de design, com a nova página de sign-in a ser a bastante mais simples - mais parecendo um simples formulário com um só campo - e dispensando as caixas e apresentação da foto do utilizador que se tinha anteriormente. Relembro que essa apresentação de foto, por si só, já implicava bastante trabalho adicional após as críticas de que o sistema podia ser abusado para espreitar a foto de utilizador com base no seu email (a foto era inicialmente apresentada assim que se introduzia o email e antes de ser pedida a password); o que obrigou a que a Google a implementar um sistema onde a foto só era apresentada em computadores que o utilizador utilizasse regularmente e não em computadores desconhecidos.

Com este novo sistema toda essa complexidade desaparece, eliminando-se por completo a foto do utilizador. Permite também que o sistema seja mais rápido, e facilita a sua aplicação a todo o tipo de dispositivos (computadores, smartphones, tablets.) Na verdade, este novo design aproxima-se daquele que já era usado no processo de configuração da conta no Android...

Como é habitual na Google, esta alteração está a ser feita de forma faseada, pelo que muitos utilizadores poderão já ter este novo sistema há várias semanas, e outros estão sujeitos a ter que esperar mais algumas semanas até que chegue até si.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)