2017/05/14

Grupos no Facebook ganham perguntas para evitar adesão de trolls


A manutenção de uma comunidade saudável na internet nem sempre é fácil, e no caso dos grupos no Facebook passa a haver mais uma opção que tenta minimizar a adesão por membros indesejados.

Em vez de simplesmente permitir a adesão por um novo membro desconhecido num grupo, os administradores de grupos no Facebook passam a poder definir até três perguntas que terão que ser respondidas pelas pessoas que pretenderem aderir ao grupo.

A ideia é que se façam perguntas que, de alguma forma, permitam avaliar a pessoa que se quer juntar ao grupo; e mesmo sabendo-se que alguns trolls poderão facilmente "contornar essas questões", haverá também aqueles que não se irão dar ao trabalho extra de o fazer (ou então, que se poderão desmascarar inadvertidamente na forma como respondem).

Este sistema poderá também ser usado como forma de eliminação para a entrada em certos grupos que se dediquem a temas específicos, bastando fazer algumas perguntas que só as pessoas familiarizadas com esses temas saberão responder. Por exemplo, um grupo de fãs de um determinado artista poderá fazer algumas perguntas sobre ele, eliminando desde logo pessoas que nem saibam do que se está a falar; ou um grupo que se dedique a mecânica automóvel poderá perguntar o que é um carburador...

O único ponto contra é que com este sistema se poderá estar a fechar a porta a pessoas que estariam interessadas em aprender e ainda não sabem as respostas... mas, tratando-se de perguntas com resposta livre, será fácil a esses novos membros explicarem porque se querem juntar ao grupo; afinal, é a falar que a gente se entende. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)