2017/05/16

Microdisplay OLED bidireccional pode captar impressões digitais


A Fraunhofer melhorou os seus micro-ecrãs OLED bidireccionais, que agora já podem ser usados para ler impressões digitais.

Há muito que a Fraunhofer tem investigado e desenvolvido ecrãs OLED bidireccionais, capazes não só de actuar como ecrãs como também podendo actuar como câmaras, graças a sensores integrados no próprio ecrã. Muitos têm sido os melhoramentos feitos desde as primeiras gerações, agora resultado num micro-ecrã que permite captar impressões digitais com uma resolução de 1600dpi.

Esta tecnologia pode captar as impressões digitais de uma pessoa que pouse o dedo sobre o ecrã, e seria precisamente o tipo de tecnologia que os fabricantes de smartphones gostariam de ter para concretizar o desejo de criar um smartphone com um ecrã a ocupar a totalidade da parte frontal e que não tivesse que recorrer a um sensor de impressões digitais colocado na traseira.

Embora esta tecnologia não deva chegar ao mercado rapidamente em ecrãs de maiores dimensões, demonstra que será apenas uma questão de tempo até que isso aconteça... e nessa altura será possível ler impressões digitais pousando-se o dedo sobre o ecrã, e até usar o ecrã do smartphone como scanner, pousando-o sobre aquilo que quisermos digitalizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)