2017/05/20

Oculus explora óculos VR com focagem mais realista


A Oculus está a trabalhar em óculos que poderão resolver aquele que é um dos maiores problemas da tecnologia "3D" actual, e permitir que os olhos se foquem efectivamente a distâncias diferentes.

A simulação das imagens 3D actuais, quer seja num televisor 3D, numa tela de cinema, ou em óculos VR, é a de que as imagens "pseudo-3D" são sempre apresentadas à mesma distância dos nossos olhos, incluindo as partes desfocadas que deveriam estar mais perto ou mais distantes. É esta discrepância face às coisas no mundo real que muitas vezes gera o desconforto ou dores-de-cabeça nos utilizadores... mas que no futuro poderá deixar de existir.

A Oculus vai apresentar um protótipo de uns óculos que são capazes de apresentar as imagens 3D em diferentes distâncias focais. De modo a que aquilo que está mais perto obrigará mesmo a que os olhos foquem mais perto, deixando o resto desfocado de forma "natural" e não simulada.

Infelizmente esta tecnologia parece estar ainda bastante longe de chegar à fase de aplicação em produtos comerciais... pelo que o mais provável é que se arrisque a ser superada por outras tecnologias que deverão estar mais próximas do mercado (como os "milagrosos" óculos da Magic Leap, com tecnologia light field, e que também deverão ter capacidades idênticas ou superiores.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)