2017/05/20

Google Seurat permite CGI de alta-qualidade em óculos VR modestos


A Google está a apostar em óculos VR dedicados que dispensam o uso de smartphones, e tem uma técnica engenhosa para fazer com que estes dispositivos possam recriar imagens geradas por computador com nível cinematográfico mesmo no seu hardware modesto.

Hoje em dia as placas gráficas nos PCs são já incrivelmente potentes, mas invariavelmente fiquem sempre aquém daquilo que se desejaria quando se começa a aumentar a resolução ou a complexidade das cenas 3D. O que se queria era ter a qualidade das imagens que vemos no cinema... e agora isso será possível graças ao Google Seurat.

O Google Seurat é um sistema que permite que mesmo um modesto GPU mobile consiga gerar em tempo real o mesmo tipo de imagens que poderiam demorar uma hora a criar num PC topo-de-gama.

Embora não sejam revelados grandes detalhes, o Seurat consegue optimizar os modelos 3D e as texturas, reduzindo-os em várias ordens de magnitude sem que isso tenha um impacto visual perceptível; e também faz uma optimização tendo em conta o ponto de vista do utilizador e os movimentos que poderá fazer nos momentos seguintes.

O seguinte vídeo mostra-nos o sistema em acção, e embora não se possa dizer que é mesmo igual à qualidade cinematográfica, sem dúvida que fica acima do esperado para um GPU mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)