2017/05/20

AmbiVision Pro é um "ambilight" com LEDs wireless e câmara


Projectos de "ambilight" para televisores e computadores é coisa que não falta, mas o AmbiVision está de volta com uma versão Pro que se livra dos cabos e das complicações das entradas HDMI, recorrendo a LEDs wireless e uma câmara para analisar a imagem na TV.

O maior problema neste tipo de projectos não é criar o efeito ambilight com iluminação dinâmica em função do que está no ecrã (isso é algo que se pode fazer por $20) mas sim o problema associado de conseguir aceder às imagens que estamos a ver. Devido aos nossos adorados sistemas de protecção de conteúdos, não é nada fácil tentar captar vídeo via HDMI, para além de que as coisas se complicam quando se está a ver conteúdos directamente no televisor, não havendo sequer nenhum sinal que se possa redireccionar para estes aparelhos...

O novo AmbiVision Pro recorre a uma solução também já conhecida dos entusiastas do faça-você-mesmo: usar uma câmara que capta o que estiver a dar no ecrã, e assim garantindo que o efeito pode ser gerado independentemente das entradas vídeo utilizadas.

Para facilitar a instalação, temos comunicação wireless entre o módulo principal com a câmara (que poderá ser colocado em praticamente qualquer lugar da sala que tenha linha de visão para o televisor) e a fita de LEDs colocada no televisor.

A ideia é engraçada, mas há que ter em conta que mesmo sendo uma equipa que já fez um projecto idêntico no passado, bastará espreitar os comentários no seu projecto original para ver muitos utilizadores descontentes, queixando-se que o produto que lhes foi entregue nem sequer trabalha. Portanto, é uma daquelas coisas que se calhar será melhor replicar com base nos projectos open-source que existem na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)