2017/06/14

Apple reduz restrições no iOS como plataforma de programação


A Apple vai eliminar a restrição das apps iOS poderem descarregar ou editar código executável que expanda as suas capacidades, em determinados casos, abrindo as portas para a criação de ferramentas de programação a correr nos iPhones e iPads.

O iOS tem vindo a tornar-se cada vez mais potente e versátil, mas há coisas para as quais o sistema ainda deixa bastante a desejar, como a sua utilização enquanto ferramenta de programação. Isto porque uma das limitações da Apple impedia que os developers publicassem apps na App Store que descarregassem código adicional ou que permitissem a sua edição e execução.

Agora a Apple abre ligeiramente as portas para que isso se possa tornar uma realidade, mas apenas em casos específicos, de apps concebidas para "ensinar, desenvolver ou testar código executável", mas com a ressalva de que esse código não poderá ser usado para outros fins, e que todo o código deverá ser completamente visível e editável pelo utilizador.

Mesmo sendo uma alteração que ficará bastante dependente da interpretação das pessoas que aprovam/rejeitam as apps na App Store, sempre será mais um pequeno passo que nos deixa mais próximos do dia em que eventualmente se possam criar apps nativas para iOS (e/ou outras plataformas) a partir de um iPhone ou iPad sem necessidade de usar um computador tradicional.

Isso sim, seria um grande passo para fomentar estes equipamentos como alternativas viáveis à utilização de um "PC"... coisa que para muitos casos, já acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)