2017/06/14

Fingerprint Gestures personaliza gestos no sensor de impressões digitais


Que vos parece a possibilidade usarem um gesto no sensor de impressões digitais para realizarem acções como o "back", "home", ou até dividir o ecrã ou fazer scroll? Poderão fazê-lo... se tiverem um smartphone com Android O.

Uma das novidades do Android O é dar acesso a gestos feitos sobre o sensor de impressões digitais, e já começam a surgir apps que tiram partido disso, como é o caso desta Fingerprint Gestures. Claro que para isso há dois requisitos que por agora limitam bastante a sua utilidade: em primeiro lugar precisam de um smartphone com a mais recente versão do Android O (Android O Developer Preview 3) e para além disso terá também que ter um sensor de impressões digitais que reconheça estes gestos, que por agora se parecem limitar aos gestos de deslizar nas quatro direcções.

Há muito que reclamamos com a falta deste tipo de funcionalidades nos smartphones com sensores de impressões digitais, e vários fabricantes já começaram finalmente a adicionar alguns gestos tímidos (como permitir baixar/subir a área das notificações). Idealmente, deveria ser possível fazer-se muito mais, e com o Android O será garantido que isso começará a ser feito, como demonstra esta app. Com ela podemos definir que tipo de acção queremos atribuir a cada um dos gestos reconhecidos, o que certamente facilitará o acesso a algumas coisas que se usem frequentemente.

Infelizmente é uma app paga, mas até ao próximo dia 16 de Junho estará disponível gratuitamente. Se não a conseguirem apanhar não desesperem, pois certamente não irão faltar apps deste tipo quando a versão final do Android O for lançada (idealmente até deveria ser algo disponibilizado pelo próprio sistema.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)