2017/06/18

Canadá proíbe venda de smartphones bloqueados


A Comissão de Telecomunicações Canadiana vai proibir os operadores de vender smartphones bloqueados à sua própria rede, assim com a cobrança de taxas de desbloqueio.

A CRTC (Canadian Radio-television and Telecommunications Commission) demorou, mas finalmente avança com a proibição dos operadores venderem smartphones bloqueados a partir de 1 de Dezembro. Uma medida que já devia ter sido tomada há muito e que o próprio presidente da comissão, que está de saída, lamenta não sido tomada mais cedo.

A venda de smartphones bloqueados ao operador é uma das maiores aberrações, pois estes smartphones estão quase sempre associados a contratos de permanência que têm que ser cumpridos, e portanto o "negócio" dos operadores já está garantido, quer os seus clientes estejam a usar os smartphones na sua rede ou na de um concorrente. Mas, claro que a busca de lucro fácil é sempre apelativa... e a cobrança de taxas de desbloqueio, muitas vezes excessivas e completamente absurdas (como infelizmente por cá ainda vai acontecendo nalguns casos) é uma uma dessas formas de acumular mais alguns milhões por ano sem qualquer trabalho.

Por cá, felizmente, os nossos operadores já parecem ter percebido que disponibilizar smartphones desbloqueados por sua própria iniciativa acaba por ser melhor negócio (nem que seja a nível de percepção de "decência" junto dos seus clientes)... mas ainda assim, não seria má ideia ver isso consagrado numa medida obrigatória por parte da Anacom.

2 comentários: