2017/06/25

Cubos de "gelo" em aço inox


Fartos de usar gelo que dilui as vossas bebidas? Que tal recorrer a cubos de metal que nunca se gastarão e refrescarão o que for preciso sem interferir com o seu sabor?

Quando o calor aperta torna-se ainda mais necessário recorrer ao gelo para refrescar as bebidas. É uma daquelas coisas essenciais para enfrentar o Verão, mas que por vezes tem o efeito secundário de aguar demasiado a bebida em questão. Uma alternativa é recorrer a estes cubos de aço inoxidável que cumprem o mesmo objectivo de forma ainda mais eficiente, mas que não se derretem.


Estes cubos não são de metal sólido (nem que fosse para minimizar o seu peso) tendo no seu interior uma mistura de água e etanol, o que permite acumular frio durante mais tempo que um cubo de gelo; daí serem mais eficientes.

Caso estejam interessados, estão disponíveis em conjuntos de 4 e 6 unidades, estando também disponíveis em versão esférica. Neste momento o seu preço está com desconto, com o conjunto de 4 cubos a estar disponível por $19.90 e com portes gratuitos. (Eu já mandei vir uns. :)


Actualização: também estão disponíveis com outras formas.

8 comentários:

  1. No aliexpress tens mais baratos e com imensos formatos

    ResponderEliminar
  2. Não deve ser muito agradável estar a levar com isso nos dentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudio, Isaac Newton iria ficar muito chateado consigo

      Eliminar
    2. O Isaac já não se chateia muito nos tempos que correm! e sim levas com os cubos nos dentes e para os mais distraidos podem mesmo engulir sem querer, principalemente se for em copos de tubo em que uma pessoa costuma inclinar mais o copo

      Eliminar
  3. Estou a ler o post de copo na mão com água, cubos de gelo e casca de limão (bebo litros no Verão). Aqui é igual - água + água, o gelo não interfere com o sabor.

    Já whisky com gelo, não é bem o mesmo. Também vou comprar os cubos metálicos para ver como fica o sabor :)

    P.S. É um perigo pôr bebidas alcoólicas no frigorifico (está proibido em restaurantes e bares). O ponto de congelação do álcool é muito mais baixo do da água (a água congela primeiro). Numa garrafa de uma bebida alcoólica com uma parte congelada - a não congelada anda próxima do álcool puro.

    ResponderEliminar
  4. Mas no artigo dizem que os cubos por dentro têm etanol e agua para manter o frio por mais tempo? não sei se faz sentido, não era mais eficiente ser metal maciço? e como é que conseguem fechar um recipiente que contem agua com metal fundido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um cubo maciço de aço ainda pesa alguma coisa, basta pensar numa esfera de rolamento. o aço tem também uma condutividade térmica maior, arrefece mais depressa, mas também aquece rapidamente. além disso, o etanol é menos denso que a água e, por isso, do que a bebida que está no copo. assim pode fazer-se uma mistura etanol e água que faça com que o cubo consiga boiar na bebida. se o gelo não boiasse a parte mais fresca seria a que está no fundo do copo e beberíamos sempre a parte menos fresca primeiro (excepção talvez às bebidas tipo whisky).

      podem fundir um cubo com um orifício por onde se injecta a mistura de etanol e fechá-lo, talvez soldando. depois é polir a superfície para não se notar o acabamento.

      Eliminar