2017/06/25

Nissan Leaf ganha condução semi-autónoma


Os fabricantes automóveis estão a acelerar na adopção de sistemas de auxílio à condução, e a próxima geração do Nissan Leaf não é excepção, contando com o ProPilot que será capaz de conduzir o veículo no trânsito.

O ProPilot da Nissan é concebido para assistir a condução quando se circula numa faixa de um só sentido (como auto-estradas e vias rápidas com separador central) e é capaz de manter a velocidade automaticamente em função da velocidade e distância do veículo da frente, acelerando e travando conforme necessário, assim como tomar conta do guiador para manter o veículo na respectiva faixa de rodagem.

É um sistema que se pode considerar bastante simplista (e que outras marcas já disponibilizam há anos nos seus modelos mais equipados) mas que será sempre bem apreciada pelos condutores dos próximos Leaf.

Para além disso a Nissan já vai prometendo a evolução do sistema para os próximos anos, até que finalmente seja capaz de lidar com a condução autónoma em todo o tipo de circunstâncias, incluindo a condução no meio do tráfego citadino. Só faltou esclarecer se isso seria algo que poderia ser aplicado a esta próxima geração dos Leaf via actualização... ou se isso será algo que a Tesla continuará a ter como elemento diferenciador para os restantes fabricantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)