2017/06/25

OneWeb obtém aprovação para lançar 720 satélites para internet


A corrida à internet espacial via satélite começa a acelerar, e depois da SpaceX querer lançar milhares de satélites para esse efeito, é a rival OneWeb, de Richard Branson, que também obtém aprovação para lançar 720 satélites.

A FCC norte-americana autorizou a OneWeb a lançar 720 satélites para criar uma rede de internet via satélite. O objectivo será disponibilizar ligações de internet de banda-larga a todas as regiões que actualmente poderão não ter acesso à internet, sendo que um dos seus objectivos até 2022 é ligar à internet todas as escolas que ainda não tiverem ligação.

O primeiro passo deverá ser dado já em 2018, com o lançamento de dez satélites e, caso tudo corra conforme previsto, os restantes lançamentos começarão no ano seguinte. No entanto, ainda há outros aspectos que terão que ser considerados e analisados, pois com estas intenções de várias empresas em lançar mais satélites nos próximo anos do que todos os satélites já lançados nas últimas décadas, são muitas as preocupações sobre os efeitos de um possível desastre espacial e o impacto que uma nuvem de destroços poderia ter.

Ainda assim, as vantagens de uma rede de internet mundial via satélite seriam seguramente muito superiores a estes riscos (sem que no entanto sejam descartadas todas as formas de os minimizarem) e poderiam trazer uma nova revolução a nível da mudança de poder que os actuais operadores de telecomunicações detêm.

1 comentário:

  1. É evidente que uma das grandes vantagens é servir as zonas remotas que não tem qualquer alternativa de acesso à Internet.
    Mas o que me agrada mais da Internet por satélite é a possibilidade da independência dos governos no sistema, o que poderia acelerar a queda de alguns regimes como na Coreia do Norte, China, Cuba ou mais recentemente da Venezuela, onde a Internet é controlada pelos respectivos regimes. Isto traria uma revolução nas comunicações sem precedentes permitindo aos dissidentes de terem alguma segurança e a população em geral ter acesso à informação que normalmente é barrada/filtrada nos meios de comunicação tradicionais.

    ResponderEliminar