2017/06/08

DRM Denuvo sofre nova humilhação com lançamento de "keygen"


O sistema de protecção Denuvo usado em muitos jogos tem dado origem a uma autêntica telenovela que se tem arrastado ao longo dos últimos anos, mas agora chega-nos um episódio que poderá ser o mais importante de sempre, com um novo grupo de hackers a disponibilizar um keygen que à partida invalidará completamente este DRM.

Depois da Denuvo se ter gabado durante muito tempo de que o seu sistema era à prova de "piratas", a sua protecção começou a ser crackada de forma cada vez mais frequente e rápida, até que recentemente um desafio por parte de um estúdio de jogos demonstrou que este DRM já não oferece qualquer protecção efectiva - e até penaliza o desempenho dos jogos.

Mas, até ao momento os cracks consistiam na remoção da protecção Denuvo dos jogos; agora, um novo grupo denominado SteamPunks, lançou algo diferente e que pode ser equiparado a uma "bomba nuclear" para a indústria dos jogos (com este DRM). É que em vez de se limitarem a crackar o jogo, estes crackers dizem estar a usar o jogo completamente original, mas tendo criado uma ferramenta que cria a licença necessária para que o sistema Denuvo considere a máquina autorizada a correr o jogo.

A parte "explosiva" desta ferramenta é a de que, se funcionar como se espera, permitirá correr muitos outros jogos que usem este mesmo sistema de protecção.

Curiosamente, os crackers protegeram a sua ferramenta de geração de licenças Denuvo com o mesmo tipo de sistemas utilizados pelo próprio Denuvo para dificultar a vida aos hackers, como forma de evitar que a empresa possa espreitar o código e rapidamente se adaptar contra este "keygen". Essas protecções também levantam alguma suspeita quanto às possibilidades do keygen poder conter código malicioso - algo frequente em muitos cracks e keygens - mas até ao momento, os que se têm dedicado a analisar a sua actividade não detectaram (ainda) nada suspeito.

... Como se costuma dizer, agora é só "esperar pelos próximos capítulos"...

1 comentário:

  1. Já vou fazer download do Dishonored 2 nos meus queridos sites de torrents <.<

    ResponderEliminar