2017/06/01

Google quer VR mais realista com OLEDs de 20MP por olho


Os actuais óculos VR usam ecrãs com resoluções que deixam bastante a desejar, mas a Google já tem os olhos postos num sistema de VR bastante mais realista, que recorre a resoluções de 20MP por olho.

Um ecrã Full HD pode oferecer uma resolução excelente quando usado num televisor ou smartphone, mas aplique-se o mesmo nuns óculos VR colados aos olhos, e rapidamente se nota que a sua resolução é insuficiente para criar imagens que possam simular a realidade. A Google revelou que está a trabalhar com um fabricante de ecrãs OLED no sentido de criar ecrãs que permitam dar o salto para um VR mais realista... criando ecrãs com até 20MP de resolução para cada olho!

Considerando que um ecrã 4K tem 8.3MP, estamos a falar de ecrãs com mais do dobro da resolução, e que assumindo um tamanho de 3.0"-3.5" implicam uma densidade de pixeis de 1800-2000ppi. Um número que bate certo com os mais recentes métodos de fabrico de OLEDs, que prometem obter densidades de até 2250ppi.

Mas criar o ecrã é só um dos passos de um problema maior. Será depois necessário encontrar forma de fazer chegar toda a informação visual até eles, e mesmo utilizando-se compressão de dados como a utilizada nos mais recentes HDMI, e tendo em conta a necessidade dos ecrãs para VR trabalharem a framerates elevados, são muitas as dificuldades até que tecnologia como esta possa chegar ao mercado. (Isto para não falar no rendering das imagens nestas resoluções, e que quase garantidamente necessitará de recorrer ao foveated rendering para poupar recursos, aplicando a maior qualidade apenas no local para onde se está a olhar.)


... Mas ainda bem que há gente a trabalhar nesse sentido. Bem esperamos que daqui por mais alguns anos se possa ter óculos VR capazes de criar imagens que rivalizem com a realidade. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)